quarta-feira, 23 de abril de 2014

Teste 2

Esse é um gerador que irá criar o código-fonte do seu feed.xml 
Para quem não sabe o que é feed, ele é um arquivo de formato xml, onde o proprietário do site pode mostrar notícias do site. 

Veja o feed do site abaixo:
feed CodigosnaWeb.com 



O feed é dividido em partes:
Cabeçalho: Somente uma vez
Bloco do feed: Cada bloco seria um item, ou notícia do feed. Crie quantos for necessário
Finaliza feed: São as tags de fechamento do feed.

Preencha todos os dados solicitados de forma correta, com base onde ficará seu feed. 

Após o "Finalizar feed", selecione e copie o código gerado, salve com o nome que você definiu na primeira etapa, e coloque em seu servidor. 

Teste1

RSS significa “Really Simple Syndication” ou por vezes chamado de “Rich Site Summary”. O RSS é um formato de conteúdo baseado em XML para distribuição de noticias, manchetes, conteúdos, etc.
Os grandes sites de noticias e blogs populares oferecem RSS feeds para você assinar. Tudo o que você precisa é ter um leitor de feeds para ver o seu conteúdo.
Hoje em dia existem imensos leitores de feeds, por exemplo o browser firefoz já traz um embutido no recurso dos “Favoritos”. Você pode também dar uma olhada no Google Reader.

Você também pode criar uma feed para o seu site e oferece-la para os seus visitantes se inscreverem. Se você a actualizar com conteúdo frequentemente, promovendo o seu site de forma eficaz, pode ajudar a direccionar tráfego de forma estável para o seu site.

Vantagens de ter uma RSS Feed

Mais tráfego

Para os webmasters esta é uma excelente forma de trazer tráfego e fidelizar os visitantes com o seu site. Cada vez que uma pessoa abrir o seu leitor de feeds ira encontrar todas as novidades do seu site e vai visita-lo para o ler. Pense nisso…
Em vez de adicionar o seu site aos “Favoritos” e voltar ao seu site de tempos a tempos o visitante volta ao seu site sempre que ele seja actualizado, pois o RSS mantém a informação actualizada sobre as manchetes do seu site.

Evitar filtros de spam no email

Muitos webmasters estão a mudar as suas estratégias de fazer chegar as novidades aos seus leitores e estão mudando para este método, pois assim não correm os riscos que correm ao enviar emails, nomeadamente serem considerados spam.
Eu pessoalmente não acho que o RSS vai substituir as newsletters de email, mas acredito que sejam utilizados cada vez mais como uma alternativa viável.
Quando você envia uma newsletter de email cerca de 40 a 50% das pessoas não o vai ler, devido aos filtros de spam ou pelo facto do email se perder do meio de todos os emails que o seu assinante receber.
Com RSS feeds, você não precisa de se preocupar com isso porque não vai estar a enviar um email, simplesmente envia um feed de notícias para todos os leitores.

Exportar seu Feed rss

Outra coisa muito interessante sobre os feeds rss é que outras pessoas os podem usar nos seus sites. Então se o seu feed for bastante interesse e despertar o interesse de outro webmaster, ele pode postar o conteúdo do seu feed no seu site através de um código simples em javascript. Esta é mais uma oportunidade de aumentar o seu tráfego.

Como criar um RSS Feed para um site estático

A maiorias da plataformas de blogs criam feeds automaticamente, mas se você tem um site estático, você precisa de criar o seu feed manualmente.
É aconselhável o uso de um programa, a menos que você perceba de XML.
Pessoalmente aconselho o feedforall. Eles tem um construtor de feeds muito fácil de usar e que permite criar e gerir todos os seus feeds num único lugar.
Depois de criar a sua feed precisa de fazer o upload do arquivo XML, fornecido pelo feedforall, para o seu servidor web. E automaticamente o feedforall irá converter o seu feed no formato XML sem você se preocupar com formatações e configurações adicionais.
O url da sua feed será algo do género http://seusite.com/feed.xml. Este será o link para o seu feed RSS/XML, é este o link que você terá de publicitar para que os seus visitantes se possam inscrever na sua feed.
Assim sempre que você adicionar um novo artigo para o seu feed, esse arquivo XML é actualizado automaticamente.
Se o seu servidor tiver acesso FTP o FeedForAll também lhe permite fazer o upload do arquivo XML directamente do programa.

Porque não usar um blog?

Se não pretende comprar um software extra para criar os seus feed rss, há outra forma de os criar gratuitamente.
Você só precisa de criar um blog gratuito no blogger.com e o url do feed rss é gerado automaticamente. Está é a forma mais fácil, assim sempre que você postar no blog o feed é actualizado instantaneamente.
Você pode optar por criar um blog em domínio próprio, ai aconselho o uso do wordpress. Leia o leitura no nosso artigo de como instalar o wordpress.

Anunciar o Feed no seu site

Uma das formas mais fáceis de anunciar o seu feed no seu site é usando oFeedBurner.com. Eles fornecem uma url de redireccionamento (endereço) para a sua feed, subscrevendo os seus visitantes esse endereço.
A vantagem é que se você mover o seu site ou blog, e tiver de alterar o link da sua feed, você não perde os seus assinantes. Pois só tem de ir ao FeedBurner e actualizar para o novo link, e como os seus assinantes subscreveram o endereço fornecido pelo feedburner vai dar tudo certinho.
O feedburner fornece vários métodos para você anunciar os seus feeds rss. Você pode exibir o tradicional botão de rss, colocar banners, rodar seus feeds num banner, etc.